Impacto do E-Social nos Setores
A sistemática do eSocial é composta por três macro etapas:
Tipo dos Eventos
Frequência
Iniciais e Tabelas
Única*
Não periódicos
(Trabalhista)
A cada ocorrência
Periódicos
(Folha de Pagamento)
Uma vez/mês
* Nos eventos de tabelas, se incluído um novo registro, deverá ser enviado conforme a ocorrência.
Ponto crítico: apesar da 1ª etapa, ser feita uma única vez é preciso que os dados estejam corretos e atualizados para garantir a integridade dos dados que serão informados nas demais etapas. Do contrário todas as demais etapas ficariam comprometidas, causando um efeito dominó prejudicial ao cumprimento da sua obrigação.
Dicas: quanto a etapa 1, as empresas e empregadores poderão atualizar desde já os dados cadastrais da empresa em seus sistemas, além de ganhar tempo, garantirão a integridade dos arquivos que serão enviados ao eSocial. Já a etapa 2, que exigirá o maior esforço (46%), poderá ocorrer diariamente. A dica é adaptar sua rotina diária aos moldes dos arquivos do eSocial.
O eSocial compreende 43 arquivos com um total
de 1.655 campos a serem preenchidos.
Arquivos
Campos
Esforço/Etapa
11
597
36%
21
760
46%
11
297
18%
Parte desses 1.655 campos poderão já estar preenchidos em seus vários sistemas de gestão ou em um ERP único que já contenha os dados de todos os setores. No entanto, será preciso consolidar todos esses dados nos diversos arquivos XML para serem enviados ao eSocial.
Ponto crítico: nem todos os empregadores possuem um ERP único, e ainda existem dados que poderão não estar em nenhum sistema e precisarão ser preenchidos manualmente.
Mais de 60% do esforço estará concentrado na 2ª e 3ª etapa (eventos trabalhistas e folha de pagamento mensal).
Dicas: ao contratar uma solução para lhe ajudar no eSocial, certifique-se que ela seja versátil ao ponto de se integrar com todos os diferentes sistemas de gestão que deverão transmitir dados ao eSocial.
Certifique-se também que a solução irá gerar, transmitir e validar as informações no momento do envio.
Assim, caso haja alguma inconsistência você terá a chance de corrigir e reenviar.
Qual o esforço que cada área¹ precisará investir no eSocial?
Áreas envolvidas no eSocial - RH = 53% / Financeiro = 19% / Cadastro = 9% / Medicina do trabalho = 6% / Contábil e fiscal = 8% / Jurídico = 5%
1 - Os esforços foram divididos em seis grandes áreas, mas isso também dependerá da estrutura organizacional de cada empregador.

2 - A área denominada cadastro corresponde a um departamento ou pessoas que realizam a inclusão dos dados cadastrais da empresa ou de novas empresas.
Employer recursos humanos